Como funciona o modelo de Concessão Comercial

Concessão Comercial

Publicado em 03/08/2018 às 10h19

Conhecido mundialmente, o modelo de Concessão Comercial faz parte de uma das melhores formas de se fazer como investimento nos dias de hoje. Mas para isso é importante se conhecer a funcionalidade básica desse modelo de contratação e descobrir o porque ele está sendo tão utilizado.

O que é Concessão Comercial

A concessão é um contrato que tem como foco a distribuição de produtos realizado entre os fabricantes (concedentes) e os distribuidores. A distribuição de produtos acontece por meio de uma concessão comercial entre ambas as partes, sob certas regras de funcionamento.

Para que a relação entre distribuidor e fabricante tenha valor, se faz necessário seguir determinadas condições, assim como cumprir obrigações aceitas anteriormente.

Como funciona o modelo de concessão comercial

No modelo de concessão comercial o distribuidor tem o direito de comprar durante o prazo da sua vigência, o produto vendido pelo fabricante e revende-lo para terceiros. O revendedor poderá utilizar o nome da marca do produtor e o seu know-how.

O distribuidor dentro do modelo de concessão comercial irá agir com uma flexibilidade maior do que uma franquia.

O contrato de concessão comercial funciona de acordo com as seguintes características:

Tempo de contrato

Por exigência da lei a concessão comercial é um contrato por tempo indeterminado. Todavia, o primeiro contrato pode existir com um prazo que deve durar no máximo 5 anos.

Se ocorrer a renovação esta será por um período indeterminado, com o intuito de proteger o revendedor.

Atuação

No que diz respeito a atuação, o revendedor terá a sua loja com responsabilidade sobre o produto. A responsabilidade de agradar o cliente é sua, o que em longo prazo gera resultados duradouros.

Produtos

Todo e qualquer produto que for criado e desenvolvido será produzido pelo concedente, ou seja, pela marca. Mas quem venderá o produto será a loja, no caso, a sua empresa.

Por sua vez, a loja receberá todo o treinamento necessário da marca para que as vendas fluam, terá também um baixo custo de estoque já que essa responsabilidade também fica por parte do concedente(produtor).

Fabricante (concedente)

Será de responsabilidade do produtor manter o estoque disponível com a demanda necessária do distribuidor, assim como prestar assistência aos produtos distribuídos, inclusive quanto aos atendimentos de garantia do produto e revisão do mesmo e o cumprimento do auxílio com treinamentos quando formalizados em acordo.

Distribuidor

Um dever do contratante é seguir o que fora acordado na concessão comercial, como aplicar as diretrizes e treinamentos feito pela marca, como a abertura de lojas.

Obrigações

O concedente não poderá contratar um novo distribuidor (revendedor) quando ele poderá prejudicar outro contratante. Ou seja, sempre será levado em consideração os locais já estabelecidos pelos distribuidores, observando as distâncias mínimas entre revendedores, levando em consideração o potencial de cada região.

Para que o contrato de concessão comercial funcione, é preciso que ambas as partes façam uma integração e interpretação adequada sobre todas as regras e normas regidas no que fora acordado. Dessa forma, os envolvidos evitam que algumas questões fiquem abertas, o que pode resultar na busca de uma analogia contratual.

O acordo de concessão funciona, portanto, como uma relação de confiança firmada através da lei. Assim, é preciso cuidado na hora de escolher a melhor empresa, sempre focando em produtos responsáveis e com um modelo de concessão vantajosa para ambas as partes envolvidas.

Conclusão

O modelo de contrato de concessão comercial estimula e define uma relação entre concedente e contratante que tem como objetivo expandir os negócios e garantir uma continuidade da venda.

Busque por empresas que atuam com a concessão comercial dentro dos modelos e parâmetros da lei, pois certamente são as melhores para se investir em um mercado que cresce mais a cada dia.

A concessão comercial estimula os investimentos e a abertura de novos negócios sem a necessidade de se prender a um modelo de franquia, onde é preciso seguir modelos e regras pré-definidas.

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